sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CRITICA DE SUBURBIA
vale a pena conferir!

http://contigo.abril.com.br/blog/jorge-brasil/2012/11/09/suburbia-traz-frescorvitalidade-e-muita-emocao-nesse-fim-de-ano-na-tv/


2 comentários:

Anônimo disse...

A respeito da série suburbia, eu esperava mais, pois nós negros estamos cansados de sermos apresentados dessa forma num veículo de massa, o negro analfabeto, nos trabalhos mais simples e não de elite, a mulher negra como objeto sexual entre outras coisas. Espero positivamente que alguém possa entender que hoje o negro ocupa cargos de elite, o negro estuda, ser negro não é só samba e futebol, ser negro no século XXI é muito mais que muitos imaginam. Um exemplo bem recente de máximo respeito e orgulho está ai Presidente do STF, Joaquim Barbosa. Boa Noite.

tatiana tiburcio disse...

Boa noite Caroline!

Antes de mais nada precisamos lembrar que SUBURBIA é uma história ficcional baseada em duas histórias reais de pessoas cuja geração se encaixa perfeitamente dentro desse infeliz esteriótipo negro: analfabeto, empregado em funções mais subalternas e tal. Raras são as pessoas dessa geração que puderam chegar ao patamar de seu contemporâneo Joaquim Barbosa. Isso é uma realidade recente para os negros neste país. Hoje é mais comum ver negros ocupando cargos mais respeitosos socialmente falando do que a algum tempo atrás. E ainda assim somos muito poucos. Ainda somos exceção. Também é preciso se ater a pontos muito mais profundos e transformadores do que essas observações superficiais de negros em posição de comando e ricos porque isso não quer dizer nada. Se tiver a oportunidade de assistir ao documentário A NEGAÇÃO DO BRASIL de Joel Zito Araújo, verá que muitas obras em cinema e tv colocaram o negro nessa escala elevada socialmente falando mas de maneira pro forma,só pra constar. Aqui o mais importante não é dizer que o negro tem dinheiro ou que é engenheiro como o branco. O que se pretende mostrar é o valor e a riqueza desse negro que tem raízes, base, história, ancestralidade, valores forjados nessa mesma ancestralidade. Porque os Joaquim Barbosa da vida só chegaram onde chegaram porque são fruto dessa referência de base. Referência essa que a tv brasileira nunca nos permitiu ver representada. Quando se tem uma família negra na ficção esta esta sempre representada ou de maneira figurativa (só pra constar), ou de maneira partida (mais comum como as famílias de comunidades que só tem a mãe que rala o dia inteiro em casa de família e deixa seu filho sozinho no morro), ou esse negro solto no contexto da historia estando ali apenas pra cumprir a cota.

Em SUBURBIA temos uma realidade diferente a qual é preciso se ater. Ver esse quintal onde essa família se constrói a gerações; ver essas gerações presentes nas fotos da parede da sala de estar; ver a união dessa família que em si se fortalece, é muito novo! Logo no primeiro capítulo tem uma cena em que a personagem vai tomar banho. Nenhuma parte do corpo escultural da atriz foi mostrado e quando a mesma sai já vestida para se "apresentar" para a turma da rua, ela sai vestida com uma roupa que mais remete a uma crente do que a sensualidade que estamos acostumados a ver. Ou seja, o que torna essa deusa uma deusa não são apenas seus dotes físicos mas quem ela é e o que ela traz em si. A sensualidade fica restrita ao lugar em que ela se faz presente mesmo que é no baile funk.

Pra que seja crível para o negro se enxergar nessa posição de superioridade social e com isso se identificar e se fortalecer, é preciso primeiro quebrar alguns estereótipos. É preciso mostrar pra ele que ele tem história, raiz, verdade coisas que são alicerces dos grandes vencedores (com raras exceções). O negro americano se retrata como vitorioso porque todos eles conhecem bem a sua história, seus herois negros, sua ancestralidade, suas raízes. E é isso que os credibiliza quando retratados como vitoriosos. É preciso que estejamos dispostos a enxergar além e fortalecer o nosso discurso. Não para agradar ao branco (entendendo este não pela cor da pele mas pela representação de pensamento dominante)mas para criar bases fortes o suficiente que nenhuma ideia contraria possa derrubar.

Convido-a a continuar assistindo a série agora a partir desse olhar, tentando enxergar para além do óbvio e sempre que quiser este espaço é aberto para todo e qualquer tipo de comentário. Seja bem vinda, espero que tenha contribuído para suas reflexões de alguma forma e até breve

abs
Tatiana Tiburcio